Ativo 3

Antônio Dias celebra 318 anos com programação diversificada

Na próxima semana, a cidade terá uma agenda repleta de eventos culturais, ambientais, turísticos e musicais.

A partir de quarta-feira, 29, escolas municipais e estaduais, juntamente com o CEAP, promovem a XXI Ecojornada Pela Paz Ambiental, abordando o tema “Água, o verdadeiro tesouro da terra!” com atividades como caminhadas e apresentações culturais. A festa continua com shows da Banda Luxúria e da dupla Kaio & Kaique na quinta-feira, 30, e no sábado, 1º de junho, o destaque será o cantor Israel Novaes, seguido da Banda Expresso e Companhia.

As celebrações se estendem ao longo de junho, incluindo o Dia do Evangélico, o 6º Passeio Ecológico e a Corrida Rústica do Bandeirante Antônio Dias de Oliveira. O prefeito Élcio Ataíde (Elcinho) destaca que os eventos são uma oportunidade para valorizar a história da cidade e fomentar a economia local através da cultura e do turismo.

Para o prefeito Élcio Ataíde (Elcinho) o evento é uma oportunidade de enaltecer a história de Antônio Dias, cidade Mãe do Vale do Aço, gerando economia através da cultura e enaltecendo o turismo local, para que inúmeras pessoas tenham o privilégio de participar das programações e festividades locais.

Cidade mais antiga
Fundada no Século XVIII pelo Bandeirante Paulista Antônio Dias de Oliveira, o município é marcado por grandes períodos históricos relevantes não só para seu atual território, mas também para todo o Vale do Aço, que se originou com as desmembrações. Cidade mais antiga do Colar Metropolitano do Vale do Aço, tem em seu vasto território um belíssimo patrimônio histórico material e imaterial, bem como um amplo cenário turístico no meio rural.

Os principais eventos realizados se configuram como importantes atrativos, destacando-se: a Festa de São Benedito, celebrada com missas e procissões pelas ruas da cidade, realizada no Ano-Novo; as celebrações da Semana Santa, de março a abril, com missas tradicionais, encenação da Paixão de Cristo e procissão pelas ruas da cidade. Por fim, as festividades do aniversário da cidade, que apesar de ser comemorado em 1º de junho, tem sua programação estendida com espetáculos musicais e atividades esportivas, de lazer e entretenimento, eventos abertos à população.

Os principais atrativos arquitetônicos situados no município são a Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazaré, construída pelo Bandeirante Antônio Dias de Oliveira, sendo este sepultado no adro da igreja em 1736, aos 90 anos; a Igreja de São Geraldo, construída pelo tenente-coronel Fabriciano Felisberto Carvalho de Brito, local que abriga seus restos mortais; a Igreja do Arraial Velho, a primeira construída no município e que serviu de residência para Antônio Dias. A cidade também abriga o primeiro colégio estadual da região e um dos primeiros instalados no estado, no início do século XX. O espaço também já abrigou a sede da Companhia Vale do Rio Doce (atual Vale). Na cidade há atrativos turísticos naturais, tais como as trilhas, matas, lagoas e cachoeiras existentes na zona rural do município, muitos abertos à visitação. São alguns deles: as cachoeiras da Prainha, Serra Negra, do Salto, e Cascatinha; a Gruta de São Joaquim da Bocaina e a Lagoa do Teobaldo.

Por Hálesi Carvalho, Professor e Responsável Técnico pelo Departamento de Cultura, Desporto Lazer e Turismo na Prefeitura de Antônio Dias.