Ativo 3

Bom Jesus do Galho recebe palestra do CTMAM

Visando ampliar as oportunidades de desenvolvimento econômico de turismo, a Prefeitura de Bom Jesus do Galho, por meio dos Departamentos de Cultura e Turismo e de Indústria e Comércio, promoveu um encontro com os empresários do comércio local, produtores rurais e representantes dos poderes públicos. Realizado na noite do dia 3 de maio, o evento contou com palestrantes do SENAC, CDL, Empresa de Assessoria Jurídica Cenarium, Polícia Militar e com o Circuito Mata Atlântica de Minas – CTMAM.

Segundo a diretora do Departamento de Cultura e Turismo da Prefeitura de Bom Jesus do Galho, Karina Alves Prefeito Padre Aníbal, o evento é uma iniciativa inédita no município. “O objetivo foi unir o comércio local e engajá-los em iniciativas que possam, de fato, proporcionar o desenvolvimento econômico do turismo regional. A participação de todos foi muito positiva. Todos compreenderam a necessidade de aperfeiçoar os atendimentos  e a importância de serem realizadas novas capacitações”, reforçou. 

O turismólogo e assessor do CTMAM, Bruno Minafra, ministrou a palestra sobre as iniciativas do Circuito e Turismo de Base Comunitária e Hospedagem Familiar. Trata-se de um modelo de gestão de visitação protagonizado pela comunidade, gerando benefícios coletivos, promovendo a vivência intercultural, com a comunidade.  Já a Hospedagem Familiar é oferecida por famílias, uma adaptação do sistema Bed and Breakfast (Cama Café).

“Apresentamos o Circuito Turístico Mata Atlântica de Minas e a Política de Regionalização, como oportunidade de trabalho em conjunto entre os municípios. O turismo de Base Comunitária e a Hospedagem Familiar são importantes alternativas para a criação de uma rota envolvendo empreendedores que trabalham produção associada ao turismo, como forma de contribuir para o desenvolvimento do turismo em Bom Jesus do Galho”, detalhou Bruno Minafra.

Durante o encontro, o palestrante apresentou as rotas turísticas de Ipaba (Rota do Mutum), de Coronel Fabriciano (Rota dos Tropeiros e Serra dos Cocais, que está em andamento), de Ipatinga (Ipatinga Rural) e de Marliéria (Rota do Jacroá). 

Também foram abordados os temas Desenvolvimento econômico, Qualidade no Atendimento e na Entrega dos Produtos e Serviços – Senac, A importância da CDL para o Comércio – CDL,  Legislação e a Segurança dos Eventos Públicos e Privados – Polícia Militar. 



compartilhe