Ativo 3

Centro de Memória da Usiminas realiza programação da Semana dos Museus

Começou nesta quarta-feira, 17 e vai até o sábado, 27, a programação do Instituto Usiminas relativa à Semana Nacional dos Museus. Neste período, serão realizadas uma série de atividades gratuitas como cursos, visitas guiadas e palestras.

O Instituto Usiminas também é responsável pela administração de quatro equipamentos históricos e culturais em Ipatinga – Centro Cultural Usiminas, Teatro Zélia Olguin, Centro de Memória Usiminas e Estação Pedra Mole, sendo esses três últimos tombados como patrimônio da cidade. Esses espaços reforçam a atuação social da Usiminas em prol da preservação da memória e estímulo a novas linguagens e artistas, destacando o compromisso da companhia com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Organizações das Nações Unidas (ONU).

Para a diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal, a participação reforça a atuação social da siderúrgica na preservação da cultura e patrimônio nas localidades em que atua. “Buscamos coparticipar diariamente da democratização do acesso à educação e à cultura. Fazer parte dessa programação é reafirmar nosso papel nas comunidades, oportunizando caminhos para o fortalecimento de seu espaço na memória local e nacional, e para o desenvolvimento sustentável”, destacou.

Os interessados em participar dos eventos devem se inscrever gratuitamente por meio do WhatsApp da ação educativa do Instituto Usiminas: (31) 98437-3330, ou pelo site https://www.sympla.com.br/produtor/educativoinstitutousiminas.

Confira a programação completa:

Dia 19
19h às 20h
Visita Noturna ao Centro de Memória Usiminas. Convidamos o público a vivenciar o museu ao anoitecer e a brincar com a luz, sombra, som e silêncio. Uma aventura que mescla mediação e performance.
Local: Centro de Memória Usiminas

Dia 20
10h às 12h
Palestra – Ateliês e escolinhas livres de arte como patrimônio imaterial do Brasil com Valquíria Prates. Neste curso abordaremos os ateliês de arte e seus métodos explorando os sentidos de coletividade.

15h30 às 17h30
Oficina – Tardes de Criação – Oficina de Desenho Botânico com Arthur Corrêa. Introdução ao desenho botânico de observação, seus princípios e ferramentas, a partir de técnicas como carvão, grafite e aquarela.
Local: Centro Cultural Usiminas