Ativo 3

Distribuição do ICMS Turismo beneficia municípios da Região da Mata Atlântica

Mais de R$ 420 mil foram repassados aos municípios filiados ao CTMAM (Circuito Mata Atlântica de Minas), alusivos ao ICMS Turismo em 2023. Esses repasses financeiros têm um papel fundamental na promoção do turismo local, pois permitem investimentos em infraestrutura, capacitação de mão de obra, divulgação turística e preservação ambiental. Além disso, contribuem para a geração de empregos e renda nas comunidades envolvidas, impulsionando a economia regional de maneira positiva.

Para o presidente do CTMAM, Hélio Anício, a distribuição dos recursos do ICMS Turismo reflete o bom trabalho realizado pelos municípios, demonstrando o comprometimento das autoridades locais e regionais em alavancar o potencial turístico de áreas. Em sua visão, a distribuição dos recursos do ICMS Turismo em 2023 representou não apenas um repasse financeiro, mas também um reconhecimento do potencial turístico da Região da Mata Atlântica. “É um importante estímulo para o contínuo desenvolvimento do setor, beneficiando tanto os moradores locais quanto os visitantes que buscam experiências autênticas e enriquecedoras em meio à natureza exuberante e à riqueza natural, cultural e gastronômica de região tão especial de Minas Gerais.

Anício destacou que o turismo nacional tem se mostrado uma importante vertente da atividade econômica. E dentro deste cenário, iniciativas como a distribuição do ICMS Turismo em Minas Gerais se destacam como estratégicas para impulsionar o crescimento do setor. “Com investimentos direcionados e parcerias sólidas entre governos, iniciativa privada e sociedade civil, é possível fortalecer ainda mais a competitividade dos destinos turísticos da região, promovendo um crescimento sustentável e inclusivo.”, analisou.

Confira abaixo, como ficaram os repasses em 2023: