Ativo 3

Fabriciano celebra 75 anos com programação especial

Coronel Fabriciano, cidade terra-mãe do Vale do Aço, comemora este mês 75 anos de emancipação político-administrativa. A data é o próximo dia 20. E para comemorar a data, a Prefeitura preparou uma festa com atividades culturais e recreativas para toda família e shows musicais.

A programação festiva será concentrada na Praça da Estação, Centro. A partir das 14h, a Prefeitura vai realizar a Feira Arte na Praça com ação social; área kids e distribuição de pipoca e algodão doce; feira de artesanato e gastronomia; música ao vivo com voz e violão e o tradicional “Parabéns” com distribuição do bolo de aniversário para os presentes.

A parte da noite será reservada para os shows musicais com artistas regionais, também na Praça da Estação. Para abrir a segunda parte da festa, a Prefeitura convidou um grupo de ritmistas da Escola de Samba Império da Sede, com direito à mestre sala e porta bandeira, que vão puxar um “Blocão de Carnaval”. A concentração será às 18h, na Praça do antigo Barrilzinho sentido Praça da Estação, onde haverá uma grande apresentação com muito samba.

Na sequência, a partir das 20h, shows com os artistas regionais: Banda Carbono XlV (Pop Rock), Boleiros do Samba (Samba e pagode) e Kaio e Kaique (O melhor do sertanejo e forró). Durante toda a programação de shows, haverá praça de alimentação na Praça da Estação.  Em todos os eventos, a entrada é franca.

A celebração a São Sebastião, padroeiro da cidade, não poderia ficar de fora. E este ano, a Paróquia, que leva o nome do santo católico, também completa 75 anos de fundação. Entre os dias 11 e 21, será realizada uma programação especial com novena e missa. A Paróquia de São Sebastião é a primeira do Vale do Aço.

No sábado, 20, está confirmado o Passeio Ciclístico. A saída será na Matriz de São Sebastião (Dr. Querubino), no Centro, às 7h30. O percurso será até o bairro Mangueiras retornando à Matriz. Não é necessário inscrição prévia; ciclistas de todas as idades são bem-vindos.

A programação religiosa inclui as tradicionais missa e procissão de São Sebastião. Às 6h acontecerá a Santa Missa do Alvorada com café comunitário. Já a Procissão de São Sebastião está marcada para às 17h. A concentração será ao lado da Co-Catedral seguida de missa. A Missa Festiva em homenagem ao padroeiro será no pátio da Rádio Educadora, às 18h.

FERIADO MUNICIPAL

O dia 20 de janeiro é feriado municipal amparado pela Lei Municipal 2.306/1991. Nesse dia, vão funcionar os serviços essenciais com a vigilância patrimonial; UPA 24 Horas, SAMU 192; Hospital Dr. José Maria Morais; cemitério; e serviços de coleta de lixo.

PROGRAMAÇÃO | 75 ANOS DE CORONEL FABRICIANO | SÁBADO, 20/01

7h30 | PASSEIO CICLÍSTICO (em parceria com Paróquia São Sebastião)

Concentração em frente à Matriz de São Sebastião (Dr. Querubino), no Centro. O percurso será até o bairro Mangueiras retornando à Matriz.

14H | FEIRA ARTE NA PRAÇA (Praça da Estação, no Centro)

“Parabéns para Coronel Fabriciano” com distribuição do bolo de aniversário

Ação social com cortes de cabelo (CAIS); feira de artesanato e gastronomia; música ao vivo (violão e voz); área kids e distribuição de pipoca e algodão doce para crianças.

18H | CULTURA E SHOWS MUSICAIS (Praça da Estação, no Centro)

18h – Blocão de Carnaval: concentração na Praça do antigo Barrilzinho. Percurso até a Praça da Estação. Participação especial da Escola de Samba Império da Sede, com Mestre Sala e Porta Bandeira.

A PARTIR DAS 20H | SHOWS COM ARTISTAS REGIONAIS

Banda Carbono XlV (Pop Rock)

Boleiros do Samba (Samba e pagode)

Kaio e Kaique (Sertanejo, forró, arrocha e pisadinha)

6H | PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA (PARÓQUIA SÃO SEBASTIÃO)

6h Santa Missa da Alvorada

Com café comunitário. É pedido que o participante leve um quitute para partilhar.

17h – Procissão de São Sebastião

Saída ao lado da Co-Catedral sentido Igreja Matriz. Na sequência, missa.

18h – Missa Festiva de São Sebastião

No pátio da Rádio Educadora. Show de prêmios, música e barraquinhas.

* O tríduo e festa de São Sebastião vão do dia 16 até 22 de janeiro. A programação completa está disponível no site e redes sociais da paróquia.