Ativo 3

Fabriciano lança consulta pública para aplicação de lei federal da Cultura

A Prefeitura de Fabriciano lançou uma consulta pública para coletar percepções e interesses da área cultural sobre a aplicação dos recursos federais atualmente disponíveis. Fabriciano poderá receber em torno de R$ 940 mil, sendo que a maior parte do recurso, em torno de R$ 670 mil, é destinada pelos critérios da lei ao setor de audiovisual. O restante será para as outras áreas.

A finalidade é criar um mapa das demandas do setor e comunidade para orientar o uso dos recursos da lei. Esta é a primeira consulta, ainda virtual, que fortalecerá os trabalhos futuros do processo de escuta, em conjunto com a sociedade civil, durante a regulamentação da Lei. O formulário estará disponível para resposta até o dia 19 de maio. Segundo a coordenadora de Cultura do município, Bia Antunes, a atual legislação é ampla e favorece o trabalho de todos os setores por meio da disponibilização de recursos para projetos variados.

Para participar é necessário atender aos seguintes requisitos

  • Ser morador de Coronel Fabriciano;
  • Ser profissional da cultura e ter mais de 18 anos.

A consulta está disponível no site oficial da PMCF, ou clicando aqui. Ao abrir o formulário, os artistas deverão preencher os dados solicitados, como email, nome completo, se possui algum tipo de deficiência, se é artista individual ou coletivo e área de atuação tais como música, teatro ou dança.

A consulta também busca saber tempo de atividade do artista ou grupo, e no caso de atuação na área de audiovisual, se possui registro na Ancine (Agência Nacional de Cinema). O formulário termina com um pedido de sugestão para ampliar e melhorar a atuação da diretoria de Cultura em prol dos artistas da cidade.