Parque Ipanema sediou a sexta edição do evento, que marcou sua retomada pós-pandemia; cadeia produtiva do turismo regional discutiu potencialidades do setor
Com a presença de cerca de 13 mil pessoas, terminou no último sábado, 25, a 6ª Feira de Turismo do Vale do Aço, realizada desde quinta-feira, 23, no Parque Ipanema, em Ipatinga. Para os organizadores, o balanço é positivo. A edição de 2023 marcou a retomada da Feira o, depois de três anos sem ser realizada em função da pandemia.
Sob o tema “Surpreenda-se com o Vale Além do Aço”, a programação contou com gastronomia, artesanato, shows, exposição, oficinas e palestras, além do Circuito Cervejeiro.
“A feira foi um sucesso. Cumpriu seu objetivo e proporcionou aos visitantes conhecerem atrativos turísticos do Vale do Aço, além de promover a troca de experiências entre os profissionais do setor, com o cartão postal da cidade, o Parque Ipanema, como cenário”, afirmou o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Ipatinga, Luis Henrique Alves.
Alessandro Challub, analista do Sebrae Minas Regional Vale do Aço, ressaltou a importância da Feira para o desenvolvimento do turismo na região. “Mais uma vez, a Feira de Turismo cumpre o seu papel de contribuir com o desenvolvimento sustentável do setor, por meio de capacitações e discussões que visam trazer mais inovação para os empreendimentos, até que nossa região se consolide como um destino turístico”, frisou.
Para o presidente do CTMAM (Circuito Turístico Mata Atlântica de Minas), Hélio Anício, a Feira divulga o Vale do Aço como destino turístico. “O evento mostrou que a região tem muito a oferecer aos visitantes, que se mostraram ‘surpresos’ com a variedade de atrações disponíveis. O turismo seguirá tendo seu papel importante no desenvolvimento da região. Estamos nos consolidando como destino turístico”, comentou.
Reconhecimento
Além de reunir representantes da cadeia do turismo regional, o evento permitiu maior reconhecimento dos produtos turísticos pelos moradores do Vale do Aço. “Vejo que nossa cidade tem potencial para crescer no turismo, receber mais investimentos e ainda é pouco explorada. O evento mostra isso e penso que vai ajudar a valorizar o que temos aqui”, declarou o professor Diogo Mendes.
A programação de palestras e oficinas gratuitas ministradas pelo Sebrae Minas abordaram temas como marketing, storytelling e artesanato. Participando pela primeira vez, o recepcionista de hotel Douglas Cota, elogiou o evento. “Para mim é uma novidade e excelente oportunidade de conhecimento do nosso turismo. Tenho certeza que todos que passaram aqui viram muitas novidades”, enfatizou.
A área de exposições da 6ª Feira de Turismo do Vale do Aço contou com estandes de empreendimentos de Ipatinga, Timóteo, Coronel Fabriciano, Santana do Paraíso, Ipaba e Inhapim, com produtos de artesanato, comidas e bebidas e produtos turísticos. Entre as atrações culturais, se apresentaram Banda Gertrudes, Grendhelly, Banda Trio Jack, Douglas Netto e a Banda Trio Saculejado.
A Feira de Turismo do Vale do Aço foi uma iniciativa do Sebrae Minas, Prefeitura de Ipatinga, CTMAM (Circuito Turístico Mata Atlântica de Minas) e Vale do Aço Convention e Visitors Bureau. A produção foi da Fino Trato. Este ano, o evento contou com o apoio do Comtur (Conselho de Turismo de Ipatinga), Aciapi e CDL de Ipatinga, e da Armva (Agência de Desenvolvimento da Regional Metropolitana do Vale do Aço).
A ação de turismo regional contou com a participação dos municípios de Açucena, Antônio Dias, Belo Oriente, Bom Jesus do Galho, Bugre, Conceição de Ipanema, Coronel Fabriciano, Dionísio, Ipaba, Inhapim, Ipatinga, Jaguaraçu, Marliéria, Santana do Paraíso, Rio Piracicaba, Timóteo, Ubaporanga.