Ativo 3

Festa de São Benedito começa neste sábado em Antônio Dias

A Festa de São Benedito é um evento Cultural e Religioso que acontece em Antônio Dias desde os primórdios de sua fundação, a festa constitui – se como as tradicionais Folias de Reis Congo/Moçambique, e seus preparativos se desenvolvem em três momentos distintos: O Leilão dos Reis Festeiros, o Tríduo Celebrativo e a troca do Reinado que acontece no dia da festa.

Comemorado no dia 1º de janeiro e celebrado nas ruas e na Igreja Matriz, São Benedito desperta grande devoção popular na cidade. O evento conta com a participação de centenas de caravanas de Romeiros e Festeiros que afluem ao Município durante a virada do ano. Realizado anualmente pela Paróquia e pelo Município.

No ano de 2018 através da Lei 1.632/2018 a festa foi instituída como bem cultural de natureza imaterial do Município, sendo protegida como Patrimônio Histórico de Antônio Dias. Nesse mesmo ano a Prefeitura de Antônio Dias criou a Corrida Rústica de São Benedito realizada no domingo anterior à festa, como forma de homenagear o momento tão especial que acontece na cidade.

Programação

Começa com o Tríduo neste sábado, 28 e vai até segunda-feira, 30, com celebração da Santa Missa ás 19h.
Na terça-feira, 31 celebra-se a Missa em Ação de Graças pelo ano 2019.

Na quarta-feira, dia 1º, os festejos se iniciam cedo ás 08h com a Missa dos Antônio-dienses Ausentes, logo após acontece à Missa das 10h e das 13h.

O encerramento acontece com a Missa Festiva celebrada ás 15h, acompanhado de guarda de marujos, congado, procissão e troca de coroas.

compartilhe