Ativo 3

Guarda de Moçambique de Timóteo apresenta no Espírito Santo

Irmandade participou das festividades em comemoração aos 487 anos de colonização do solo Espírito-santense

A Guarda de Moçambique Reino do Rosário de Timóteo marcou presença nas festividades de comemoração dos 487 anos de Colonização do Solo Espírito-santense na cidade de Vila Velha, na Grande Vitória (ES), no dia 07 de setembro. A apresentação da irmandade de Timóteo encantou o público, que pode conhecer o ritmo dos tambores mineiros.  A Guarda de Moçambique participou do encerramento da tradicional festa capixaba, junto com a Banda de Congo Beatos de São Benedito de Vila Velha, comandada pelo Mestre Leonardo Ozorio o popular Mestre Naio.

Os moçambiqueiros, liderados pelo mestre Luís Fabiano, caminharam pelas ruas de Vila Velha, entoando cantos e tocando tambores, com destino à Igreja De Nossa Senhora do Rosário, um dos mais antigos templos religiosos em atividades no Brasil. No local, ocorreu a retirada dos mastros de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, ritual que encerrou os festejos dos 487 anos de colonização, evento que teve  início no 23 de maio. 

As guardas estiveram no Santuário do Convento da Penha para participar de uma missa Solene. Mônica Dantas, coordenadora do evento, afirmou que ficou encantada com a quantidade de jovens e adolescentes no grupo de Timóteo. O subsecretário de Cultura de Vila Velha, Manoel Goes,  destacou a importância deste intercâmbio onde o povo capixaba teve o privilégio de se emocionar com cada cântico entoados pela Família Reino do Rosário . A Rainha Conga Maria da Fé relatou que faz parte da Guarda de Moçambique desde a sua fundação há 17 anos e ressaltou que a irmandade tem crescido muito tanto “na fé quanto na qualidade das apresentações”.

Festa do Rosário

No último dia 06 de setembro, a Guarda de Moçambique deu início as atividades da programação da 56° Festa de Nossa Senhora do Rosário 2022  de Timóteo   com o levantamento da Bandeira de Aviso na Praça Manoel Vitório, seguindo até a residência dos Reis Festeiros Tulio Jairo e Juscilene Félix para a tradicional visita ao trono coroado que acontece sempre antes dos festejos.  Os Beatos de São Benedito (ES) confirmaram a presença em solo mineiro nos dias 24 e 25 de setembro, quando ocorrerá a culminância da Festa de Nossa Senhora do Rosário em Timóteo.

Fonte: Prefeitura de Timóteo

compartilhe