“Em algum momento, em algum lugar, já fomos ou seremos turistas. Feliz Dia do Turismo!”
A data de hoje é comemorada desde 1980, quando foi estabelecida pela OMT (Organização Mundial do Turismo) em homenagem à promulgação, dez anos antes (1970), do Estatuto da Organização Mundial do Turismo. Desde então, essa comemoração tem como objetivo destacar a importância econômica, social e cultural dessa atividade que cada vez mais atrai pessoas de todo os cantos e lugares. O turismo, além de ser um importante fator de desenvolvimento econômico, gerando milhões de postos de trabalho, é essencial na missão de conservar lugares históricos, ajudando a ampliar nossa cosmovisão de mundo.
Como atividade econômico, o turismo faz parte do setor terciário e a cada dia vem ganhando espaços nas grandes, médias e pequenas cidades, além de vilas, fazendas e outros locais antes distantes e até mesmo inacessíveis, girando uma gama imensa de serviços, movimentando setores como hotelaria, transporte, quanto outras cadeias produtivas e de serviços locais, a exemplo de restaurantes e lojas. Desta forma ,é inegável sua participação na geração de receitas, seja em renda para pessoas ou mesmo em impostos.
Graças ao turismo, cada vez mais poder público e iniciativa privada investem na recuperação e conservação de espaços e monumentos históricos e na criação ou melhoria da infraestrutura física existente, tornando mais belos e arrumados espaço públicos como praças, parques e vias de acesso ou do entorno, fomentando a recepção de viajantes e visitantes, beneficiando, por tabela os moradores, frequentadores habituais e trabalhadores do turismo ou outras atividades.
O turismo nos permite conhecer lugares antes apenas sonhados ou até mesmo inimagináveis, nos dando a chance de contrastarmos com novas culturais, imergindo em contextos sociais muitas vezes distantes e diferentes daquele com o qual estamos aconstumados, contribuindo em muito para a nossa formação e desenvolvimento como individuo.
E se alguém duvida da importancia do turismo como atividade econômica, sua participação no PIB (Produto Interno Bruto) mundial passam de 3% ao passo que as atividades turísticas e todas as demais que elas movimentam somam uma expressiva fatia de 10,4%.
Segundo historiadores, os primeiros relatos de viajantes veem do Antigo Egito, quando seus habitantes iam e viam visitantes as cidades vizinhas e participando de festas culturais e religiosas; e na Grécia Antiga, com destaque para as primeiras edições dos jogos olimpicos por volta de 776 a.C., na cidade de Olímpia. Nos tempos mais atuais, credita-se ao inglês Thomas Cook a primazia de ter abertos as primeiras agências de viagem, tendo criado o seu próprio estabelecimento no início do século XIX e, em função disso, recebendo a alcunha de pai do turismo moderno.
Nos dias de hoje, é impossível imaginar o mundo sem pessoas indo e vindo, pelos mais variados motivos, praticando mesmo sem ser esta a principal intenção, uma atividade turística.
Vale lembrar que na data de hoje se comemora também o Dia do Turismólogo, o profissional que está constantemente preocupado com o planejamento, conhecimento, pesquisa e também gerenciamento da viagem. Ele, ou ela, está determinado (a) a desenvolver o setor com atenção ao “bem receber”. O Dia Nacional do Turismólogo e dos Profissionais do Turismo é uma data comemorativa oficial do Brasil, que é celebrada desde 2012.