Ativo 3

Ipatinga mantém presença com destaque no Mapa do Turismo Brasileiro

O município de Ipatinga comemorou na última semana a sua permanência no Mapa do Turismo Brasileiro, que este ano registrou atualização de 2.477 municípios e 335 regiões que possuem vocação ou que são impactados pelo setor de viagens no país.

A classificação do município, feita pelo Governo Federal, faz parte do Programa de Regionalização do Turismo e irá orientar e definir políticas públicas e, consequentemente, a destinação de recursos da União para revisão do plano, estudos e planejamentos visando o fortalecimento da região e a promoção do setor de desenvolvimento econômico do município.

Para alcançar essa posição de relevância no cenário nacional, o município precisa dispor de uma secretaria ou departamento para o setor, lei orçamentária, prestadores de serviços de atividade obrigatória regular no Cadastur e um conselho municipal ativo, além de comprovar a sua filiação a uma instância de governança regional, no caso do Vale do Aço o CTMAM (Circuito Turístico Mata Atlântica de Minas).

“É com muita felicidade que recebemos a notícia de que Ipatinga integra mais uma vez o Mapa do Turismo. A homologação reflete os esforços da gestão voltados para o processo de fortalecimento e desenvolvimento turístico local por meio de uma política com intuito de fomentar efetivamente esta área em Ipatinga”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Djalma Pires.