Ativo 3

Ipatinga trabalha para oferecer passeio turístico em marias-fumaças

Um ambicioso projeto voltado para o aquecimento da economia local e criação de novos atrativos está em andamento pela Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SemdeTur) e Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel). Representantes das pastas fizeram visita técnica em São João del-Rei, com o objetivo de viabilizar a implantação do passeio turístico ferroviário num trecho de 10 quilômetros, desde o Parque Ipanema até as Ruínas da Estação Pedra Mole, localizada entre os bairros Cariru e Castelo.

A cidade de São João Del-Rei é uma das boas referências de turismo no país, constituindo-se um pólo de atrativos em vários segmentos. Um dos destaques é o passeio ferroviário que o município oferece. Segundo dados da Secretaria de Turismo local, cerca de 10 mil visitantes, dentre eles muitos estrangeiros, passam pela Estação Ferroviária histórica da cidade todos os meses. No local, circula a maria-fumaça mais antiga em operação no Brasil, num percurso de 12 km até a cidade de Tiradentes.

Segundo o vice-prefeito e secretário da SemdeTur, Allex Espírito Santo, a iniciativa já está avançando para se tornar realidade. “Com a implantação do Passeio Turístico Ferroviário, Ipatinga se destacará com esta nova referência. Iremos ofertar mais uma opção além do Roteiro Rural, do acesso a nossas cachoeiras e diversos outros pontos turísticos que possuímos, para os quais a nossa atenção também está voltada”, resumiu Allex.

compartilhe