Ativo 3

Jaguaraçu promove 1º Encontro Regional de Meio Ambiente

A Prefeitura de Jaguaraçu, em parceria com a AMM (Associação Mineira dos Municípios), Ministério Público de Minas Gerais e OAB (Ordem dos Advogados do Brasil); realizou na última segunda-feira, 20, O 1º Encontro Regional de Meio Ambiente. O encontro, realizado na área de eventos da Pitangueira, reuniu mais de 100 pessoas, representantes cerca de 20 municípios dos vales do Aço, Rio Doce, Mucuri, e Médio Piracicaba que participaram de uma série de palestras com especialistas no setor. O assessor técnico de Meio Ambiente da AMM, Licínio Xavier, participou do evento, ao lado do prefeito anfitrião, Márcio Lima de Paula, representando o presidente da entidade e prefeito de Coronel Fabriciano, Marcos Vinicius. o CTMAM esteve representado por seu presidente, Hélio Anício.

Ao longo do dia, os participantes tiveram acesso a temas, como o “Programa Lixo e Cidadania – coleta seletiva e inclusão sócioprodutiva”, com Paulo César Vicente de Lima, Promotor de Justiça (MPMG); “Regulação Fundiária Urbana”, com Roberto Tross, presidente da Comissão de REURB da OAB-MG; “Unidades de Conservação (criação de unidades, repasse financeiro, subcritério de UC, fator de qualidade, criação e formação de conselhos consultivos e deliberativos)”, com os técnicos do IEF (Instituto Estadual de Florestas), Cláudia Márcia Rocha, Infaíde Patrícia do Espírito Santo, Juliana Rodrigues da Silva Ribeiro e Olíria Fontani Villarinhos.

Em sua fala na abertura do Encontro, o prefeito Márcio frisou que o encontro foi extremamente produtivo e reforçou o compromisso dos municípios com a preservação do meio ambiente e também serviu para estreitar o diálogo, ouvir demandas e tirar dúvidas, despertando a consciência ecológica e a busca de formas de preservação da natureza e dos recursos naturais, pautadas sob uma perspectiva ambiental.