Ativo 3

Nova etapa do APL de Turismo em Marliéria

CTMAM participou de reunião promovida pela Fundação Renova e Moore Consultoria

Envolver os empreendedores do trade turístico em mais uma etapa de desenvolvimento do Arranjo Produtivo Local (APL) de Turismo da Região de Marliéria. Esse foi o objetivo da reunião realizada no dia 12 de agosto, em Marliéria. O Circuito Turístico Mata Atlântica de Minas (CTMAM) participa do grupo de desenvolvimento do APL, que contemplará empreendimentos e instituições localizadas no entorno do PERD, desde 2020. 

O planejamento estratégico do APL de Marliéria é desenvolvido pela Fundação Renova, por meio da Moore Consultoria. No encontro, representantes das instituições detalharam os próximos passos para construção do APL, para chegar a formalização do arranjo, com a constituição do núcleo até a emissão do CNPJ. 

O palestrante Cristiano Lopes foi convidado especial do evento e apresentou a palestra com o tema “Turismo: cenário de oportunidades”, trazendo diversos cases sobre o desenvolvimento de APLs de Turismo no país. A próxima capacitação do APL de Marliéria será sobre o serviço de “Cama e café”.

Para o turismólogo Bruno Minafra, o APL de Marliéria propõe iniciativas que podem ampliar as atividades turísticas na região. “Trabalhar as comunidades como atrativos, além do Mirante do Jacroá e do Parque Estadual do Rio Doce, que já atraem visitantes para o município, estão entre as oportunidades destacadas pelo diagnóstico realizado no início do desenvolvimento do APL”, comentou Minafra. 

compartilhe