Ativo 3

Parceria prevê melhorias na estrutura do Perd e novo plano de manejo

Uma série de melhorias deverão ser realizadas nas instalações do Parque Estadual do Rio Doce (Perd), graças a uma parceria entre o IEF (Instituto Estadual de Florestas) e o Instituo Ekos Brasil. Os detalhes foram apresentados aos membros do Conselho Consultivo do Parque, em reunião online realizada na última sexta-feira, 5. Além disso, o encontro serviu para se discutir outras importantes ações desenvolvidas pelo Ekos, como o revisão do Plano de Manejo do Perd.

Segundo o gerente da unidade, Vinícius Moreira e a diretora da Ekos, Maria Cecília Wey, entre os principais destaques apontados estão as reformas em diversos edifícios da unidade de conservação; a compras de equipamentos e de materiais de consumo; a manutenção das estradas e trilhas; a requalificação das espécimes vegetais, junto com a reestruturação do viveiro de mudas; além de trabalhos realizados com instituições parceiras .

Já sobre o Plano de Manejo, Vinicius explicou que a primeira fase, que envolveu a colaboração de representantes do poder público, iniciativa privada, terceiro setor e comunidade, foi finalizada em abril e agora passa pela consolidação.

Falando pelo Ekos sobre essa questão, a coordenadora do contrato, Marina Tiengo, ressaltou que documento consolidado será enviado em julho para revisão final dos participantes da oficina e posteriormente será encaminhado para a Câmara de Proteção à Biodiversidade e de Áreas Protegidas (CPB), para que seja aprovado e torne-se o referencial técnico para gestão do Parque Estadual do Rio Doce.

Para Vinícius, a construção do Plano de Manejo tem sido bem-sucedida. “Consideramos que a oficina colaborativa foi um sucesso. Experimentamos nova metodologia desenvolvida pelo ICMBio. Então, é algo novo e Minas Gerais, sobretudo o Parque Estadual do Rio Doce, sai na frente com o uso dessa metodologia”, pontuou.