Ativo 3

Parque Estadual do Rio Doce realiza reuniões informativas sobre concessão

Prestes a ter seus serviços de visitação e atividades correlatas concedidos à iniciativa privada, a direção do Parque Estadual do Rio Doce (Perd) promove esta semana uma série de reuniões informativas sobre o processo. As reuniões serão abertas a lideranças, representantes de instituições e demais interessados a participarem do processo.

De acordo com o calendário elaborado pelo IEF (Instituto Estadual de Florestas), os encontros acontecem nesta quarta-feira, 9, às 15h, na sede da Fiemg-Vale do Aço, em Ipatinga; na quarta-feira, 10, às 14h, no CRAS de Pingo-D’Água, e na sexta-feira, às 9h, no Centro de Treinamento do Perd, em Marliéria.

Segundo o gerente do Perd, Vinícius Moreira, o processo de concessão visa incrementar e melhorar os serviços de turismo dentro da unidade de conservação. “As reuniões têm objetivos de solucionar dúvidas que a sociedade tem sobre esse processo de concessão, e divulgar as diretrizes do projeto e a intenção do Governo de Minas Gerais na realização dessa modalidade de Parceria Público-Privada”.

Segundo Vinícius, uma grande pergunta é se o Perd será privatizado. “Nós, de forma contundente, dizemos que não. Serão concedidos os serviços relacionados ao atendimento ao turista. O processo irá incrementar de forma significativa os atrativos e concepção de novos produtos turísticos para que, de fato, a gente desenvolva e aperfeiçoe o desenvolvimento das atividades turísticas dentro do Parque”, ponderou.

Consulta Pública

As reuniões informativas compõem o período de consulta pública do projeto de concessão dos serviços de visitação do Perd. O edital de consulta pública foi aberto em 27 de julho e encerra em 25 de setembro. O objetivo do IEF é buscar de forma ampla a participação da sociedade na construção desse projeto.

Durante esses dias, estão disponíveis no site do IEF os documentos do projeto , incluindo minutas de edital de licitação, contrato e anexos, por meio do link http://www.ief.mg.gov.br/component/content/article/3306-nova-categoria/3823-2023-07-26-13-57-41.

A população poderá encaminhar manifestações, pedido de explicações ou considerações ao processo de concessão no site do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, pelo link https://web.bndes.gov.br/pesquisa/index.php/733919?lang=pt-BR

compartilhe