Ativo 3

Pesquisa sobre demanda turística rural termina nesta quarta-feira

Termina nesta quarta-feira, 31, o prazo para os interessados participarem da pesquisa online com o tema “Demanda Turística Rural”, realizada pelo Ministério do Turismo. Com os dados que forem coletados, será possível traçar o perfil, as preferências e as necessidades do público brasileiro em relação ao segmento, além de subsidiar a tomada de decisões no âmbito do Turismo Rural.

Podem participar respondendo o questionário interessados no segmento, pessoas que já viajaram para o campo ou já tiveram algum tipo de experiência com o turismo rural. Os resultados serão disponibilizados gratuitamente para os empreendedores do segmento.

CLIQUE AQUI e responda ao questionário

Esta é a segunda edição da Demanda. Na primeira, em 2022, foi disponibilizado um e-book com os resultados e foi possível constatar que o viajante considera importante estar com a família, sentir-se autorrealizado e ter um momento de diversão e lazer. A pesquisa ainda revelou que a maioria dos turistas buscava empreendimentos com atividades ligadas à sustentabilidade.

A primeira edição apontou que os principais motivos para uma viagem de turismo rural foram: contato com a natureza (72%); apreciar o ambiente rural (42%) e conexão com a família (36%). No top 7 das atividades mais buscadas, os viajantes do interior do Brasil consideraram como atributos relevantes: comida caseira (76%); contemplação da natureza (75%); atividades em família (68%); trilhas (64%); espaços de relaxamento (57%); aprender algo novo (56%) e contato com os animais (51%).

Segundo o ministra do turismo, Daniela Carneiro, o preenchimento do questionário é uma maneira do MTur conhecer as demandas de quem visita, se hospeda, e consome produtos e serviços em propriedades ou passeios rurais. “Com o resultado, poderemos melhorar cada vez mais a experiência turística nesse segmento, ampliando o número de viagens e gerando oportunidades de trabalho e renda”, informou.