Ativo 3

Prefeito de Fabriciano é eleito presidente da AMM

Com recorde de votos, Marcos Vinícius Bizarro é o primeiro prefeito do Leste de Minas Gerais a presidir a Associação Mineira dos Municípios

As eleições da nova diretoria da Associação Mineira de Municípios (AMM) para o triênio 2022-2025 foram realizadas na última sexta-feira (01/04), na sede da entidade, em Belo Horizonte. A Assembleia Geral ocorreu, em primeira chamada, às 9h, com a presença de mais da metade dos sócios natos quites com suas obrigações estatutárias e, em segunda chamada, às 10h, com qualquer número. A votação foi concluída às 16h e a apuração dos votos, processada imediatamente após o encerramento do processo.  

A chapa “Unidos pelo Municipalismo”, encabeçada pelo candidato à presidência e prefeito de Coronel Fabriciano, Marcos Vinicius da Silva Bizarro, foi eleita com recorde de votos. Pela primeira vez na história, o Leste de Minas Gerais terá um presidente na AMM.   

Segundo Marcos Vinícius da Silva Bizarro, desde o início, trabalhou para uma chapa de consenso para dar continuidade ao trabalho do presidente Julvan Lacerda. “A AMM, nos últimos anos, conquistou seu espaço por entender a importância do fortalecimento das políticas públicas municipais. Partindo dessa premissa, pretendemos dar continuidade a esse trabalho, bem como garantir um diálogo mais estreito e resolutivo com os outros órgãos para buscar melhorias e qualificação”, garante o novo presidente. 

“Como vice-presidente da AMM, trabalhei muito na defesa dos municípios, como o enfrentamento de 2018 para cobrar do Governo do Estado a dívida com os municípios mineiros, trabalhei no acordo da saúde, fomos várias vezes a Brasília para defender o municipalismo mineiro”, completou Marcos Vinícius.   

 Após a consolidação como novo presidente da instituição, o prefeito quer implantar projetos importantes para melhorar e ampliar a gestão dos municípios. “Além de ampliar a qualificação, vamos garantir a criação do Núcleo de apoio Jurídico (NUDEP) para prefeitos com o objetivo de evitar abusos cometidos por outros entes federados. Também vamos fortalecer os consórcios públicos de Minas, por entender que os municípios consorciados trazem um serviço de maior qualidade para os munícipes com custo baixo. Vamos criar o consórcio público intermunicipal AMM para compras conjuntas de medicamentos e tecnologia, e, por meio de parcerias, levar a AMMTV para canal aberto, entre outros projetos que vamos construir em conjunto com os prefeitos”, ressaltou.

Posse

A posse da nova diretoria será durante o 37ª Congresso Mineiro de Municípios, a ser promovido pela AMM, nos dias 1º e 2 de junho de 2022, no Expominas, em Belo Horizonte.

Perfil do presidente da AMM

Marcos Vinícius da Silva Bizarro é médico, com especialização em geriatria. Antes de se eleger prefeito, atuou pelo SUS durante oito anos no então Hospital Siderúrgica, atual Hospital Doutor José Maria Morais, do qual foi diretor clínico; e trabalhou também em algumas unidades de saúde nos bairros da cidade e no município de Timóteo.

Entrou para a política para defender uma causa: lutar pelo Hospital Siderúrgica que encerrou as atividades por falta de apoio da gestão pública municipal. Em 2016, se candidatou ao cargo de prefeito de Coronel Fabriciano, com apenas 3% de intenções de votos, e foi eleito com 47,7% dos votos válidos. Desde que assumiu o executivo fabricianense, se destacou com uma gestão moderna e corajosa.

Um dos desafios foi incentivar o empoderamento do cidadão de maneira que consiga recuperar sua autoconfiança e que, dessa forma, a cidade passe a ser reconhecida no cenário estadual e nacional com o município em posição de destaque pelos seus 110 mil habitantes e pelos projetos desenvolvidos e em ampliação. Em 2020, foi reeleito prefeito de Coronel Fabriciano com 83,75% dos votos válidos.

Dr. Marcos Vinícius é vice-presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), desde 2017, e assumiu este desafio com a meta de resgatar, em todos os cenários, a posição de destaque da cidade, a “terra mãe” do Vale do Aço, apresentar o que tem de melhor e, simultaneamente, trazer para dentro do município o que encontrar de mais moderno em termos de gestão. É também presidente do Consurge (Consórcio Intermunicipal da Rede de Saúde de Urgência e Emergência do Leste de Minas). Atua, ainda, como vice-presidente de Tecnologias da Saúde da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e integra a Comissão de Saúde da Confederação Nacional de Municípios (CNM).

 CONFIRA A COMPOSIÇÃO DA CHAPA UNIDOS PELO MUNICIPALISMO:  

PRESIDENTE: MARCOS VINÍCIUS DA SILVA BIZARRO – PREFEITO DE CORONEL FABRICIANO  

1° VICE-PRESIDENTE: HIDERALDO HENRIQUE SILVA- PREFEITO DE BOA ESPERANÇA  

2° VICE-PRESIDENTE: LUÍS EDUARDO FALCÃO PEREIRA- PATOS DE MINAS   

3° VICE-PRESIDENTE: LUIZ FERNANDO ALVES- ITAMARANDIBA   

4° VICE-PRESIDENTE: EDSON DE SOUZA VILELA- PREFEITO DE CARMO CAJURU   

1° SECRETÁRIO: WIRLEY RODRIGUES REIS- PREFEITO DE ITAPECERICA   

2° SECRETÁRIO: CÉLIO SANTANA- PREFEITO DE BUENÓPOLIS  

1° TESOUREIRO: LUIZA MARIA LIMA MENEZES- PREFEITA DE NEPOMUCENO   

2° TESOUREIRO: JOHN WERCOLIS DE MORAIS- PREFEITO DE PRATINHA   

DIRETORES REGIONAIS:  

REGIÃO CENTRAL:   

1- LUIZ PAULO GLÓRIA GUIMARÃES- PREFEITO DE CURVELO   

2- DIEGO ALVARO DOS SANTOS SILVA- PREFEITO DE SÃO JOSÉ DA LAPA   

3- OZÉAS DA SILVA CAMPOS- PREFEITO DE POMPÉU   

 REGIÃO SUL   

1- ALEXANDRE DE CASSIO BORGES- PREFEITO DE IBITIÚRA DE MINAS   

2- RODRIGO ALVES DE OLIVEIRA- PREFEITO DE CAMANDUCAIA   

3- WALTER JOSÉ LESSA- PREFEITO DE SÃO LOURENÇO   

 REGIÃO NOROESTE  

1- FABIANO MAGELA LUCAS DE CARVALHO- PREFEITO DE SÃO GONÇALO DO ABAETÉ   

2- GERALDO MAGELA GOMES- PREFEITO DE NATALÂNDIA   

3- IGOR PEREIRA DOS SANTOS- PREFEITO DE PARACATU   

REGIÃO TRIÂNGULO  

1- FRANCISCO LOURENÇO BORGES NETO- PREFEITO DE TAPACIGUARA   

2- ELISA GONÇALVES DE ARAÚJO- PREFEITA DE UBERABA   

3- MARCEL VIEIRA RODRIGUES DA CUNHA- PREFEITO DE PRATA   

REGIÃO ALTO PARANAÍBA   

1- DENISE ABADIA PEREIRA OLIVEIRA – PREFEITA DE SÃO GOTARDO  

2- FERNANDO BRENO VALADARES VIEIRA – COROMANDEL  

3- PAULO GIOVANI SILVEIRA DE MELO – SERRA DO SALITRE  

 REGIÃO CENTRO –OESTE  

1- LUCAS VIEIRA LOPES- IGUATAMA  

2- MATEUS MARCIANO DOS SANTOS- PEDRA DO INDAIÁ  

3- BERTOLINO DA COSTA NETO- BOM DESPACHO  

REGIÃO ZONA DA MATA  

1- ALEX ANDRADE ANZOLIN- ARGIRITA  

2- JUCÉLIO FERNANDES DE OLIVEIRA- CHÁCARA  

3- WALACE FERREIRA PEDROSA- SÃO FRANCISCO DO GLÓRIA  

REGIÃO NORTE  

1- VALMIR MORAIS DE SÁ- PATIS  

2- JOSÉ NILSON BISPO DE SÁ- PADRE CARVALHO  

3- RUTÍLIO EUGÊNIO CAVALCANTI FILHO- URUCUIA  

REGIÃO JEQUITINHONHA/ MUCURI  

1- EVALDO LUCIO PEIXOTO SENA- MEDINA  

2- MILTON COELHO DE OLIVEIRA- NOVO CRUZEIRO  

3- ADEMIR COSTA GOBIRA- ALMENARA  

 REGIÃO RIO DOCE  

1- ANDRE LUIZ COELHO MERLO- GOVERNADOR VALADARES  

2- WALTER JÚNIOR LADIA BORBOREMA-  NOVA MÓDICA  

3- LUCAS COIMBRA DONADIA- ITABIRINHA  

CONSELHO FISCAL:  

MEMBROS EFETIVOS:  

1- HÉLIO MÁRCIO CAMPOS- OURO BRANCO  

2- HIGINO ZACARIAS DE SOUSA- RITÁPOLIS  

3- PAULO CEZAR DE ALMEIDA- CAMPOS ALTOS  

  

MEMBROS SUPLENTES:  

1- PEDRO HENRIQUE SOARES BRAGA- BURITIZEIRO  

2- ALEANDRO FRANCISCO DA SILVA- CACHOEIRA DOURADA  

3- GERALDO DONIZETE DE LIMA- ITAGUARA  

 

compartilhe