Rota do Mutum: um guia turístico e site para descobrir os encantos de Ipaba

Lançado durante a programação do estande “Espaço Turismo”, na quinta edição da Feiraço, em Ipatinga, o Guia Turístico da Rota do Mutum é mais do que um catálogo: é um convite para viver experiências autênticas no coração do Vale do Aço, em Minas Gerais.  O guia apresenta todos os atrativos e encantos do roteiro, que percorre em torno de 70 Km nos territórios de Ipaba e parte de Caratinga, mostrando-o como um destino acolhedor, onde o tempo parece correr mais devagar e o turista se envolve com a simplicidade da culinária do fogão a lenha, da natureza preservada de Mata Atlântica, da cultura e das tradições locais.

O nome da rota homenageia o mutum-do-sudeste, ave que foi extinta e reintroduzida na região, graças ao Projeto Mutum, da Cenibra Celulose que, desde 1990, reafirma seu compromisso com a preservação ambiental. Na RPPN Fazenda Macedônia, a empresa abre suas portas para receber os turistas e a comunidade para conhecerem os seus projetos ambientais e caminharem por sua trilha ecológica.

O catálogo mostra também os atrativos locais como a igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha, a Lagoa Central e a Toca dos Bichos, onde a interação com os exóticos e dóceis emus australianos, a arara vermelha, o mutum de bico amarelo, o pavão, coelhos e tartarugas, atrai crianças e adultos para uma pausa na correria agitada do dia a dia.

Um capítulo à parte destaca a gastronomia da Rota do Mutum, com os deliciosos Quitutes da Bel, feitos artesanalmente, sendo servidos e comercializados nos cafés da manhã e  da tarde. A parada obrigatória para o almoço é no Restaurante e Pousada Maria Emília, que oferece refeições fartas com pratos típicos da culinária mineira feitos e servidos na beira do fogão a lenha, além de hospedagem e contato direto com o modo de vida interiorano, no lago para pesca e na bela queda d’água.

No ambiente de paisagismo agradável, localiza-se um patrimônio histórico-cultural de grande valor, o casarão da família que remonta ao ano de 1815, quando seus pioneiros desbravaram nossas terras, fugidos das guerras comandadas por Napoleão Bonaparte pela Europa. O alambique da Cachaça Primavera, com seus tachos de cobre e tonéis de madeira, é outro remanescente centenário visitado pelos turistas na Rota do Mutum.

As delícias do roteiro não param por aí, mas avançam com propostas de turismo sustentável e vivências em meio à natureza e à cultura local. Na visita à fábrica do Palmito DoceVida, os turistas conhecem a plantação e colheita familiar das palmeiras de pupunha e degustam um produto totalmente diferenciado. Também apreciam os compostos e derivados do mel oferecidos pelo Vale Verde Apiário, com as floradas da época.

Segundo o receptivo Ana Cleide Eventos Exclusivos, que organiza os passeios, “a duração é confortável e proveitosa, pois acontece com visitas agendadas, como a que faremos no próximo dia 12 de julho, que oferecem uma recepção acolhedora e dicas valiosas aliadas à gastronomia mineira tão em alta no Brasil. No turismo de experiência, o visitante se sente parte da história que está conhecendo”.

Com uma produção de textos refinada, o Guia Rota do Mutum, além dos atrativos turísticos, promove reflexões sobre os benefícios da geração de renda sendo alavancados pelo turismo rural, tanto para a economia local quanto para a conservação ambiental. Ana Cleide destaca que “conhecer a Rota do Mutum é também investir em desenvolvimento sustentável, cultura e bem-estar social. Nosso objetivo é que a distribuição do material impresso seja feita em escolas, entidades comunitárias e para todos os participantes do projeto, fortalecendo o vínculo com a população local e incentivando o turismo educativo. Já a versão digital estará disponível para download no site oficial da Rota do Mutum, ampliando o alcance do conteúdo e permitindo que mais pessoas conheçam e se encantem com o destino.”

A revisão geral do guia teve produção executiva de Ana Cleide Eventos Exclusivos, com projeto gráfico desenvolvido pela agência Café c/ Design. Os clicks fotográficos são de Ricardo Alves, Tatiane Bispo e Elvira Nascimento. O Guia tem como entidades parceiras a Rede Turismo no Vale, o Circuito Turístico Mata Atlântica de Minas (CTMAM), o Vale do Aço Conventions e Visitors Bureau (VAC&VB); a Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço (ARMVA); a Prefeitura de Ipaba, Cenibra Celulose e Sebrae. A execução do projeto contou com o apoio do projeto Reparação – Bacia do Rio Doce -, através do Programa de Fortalecimento das Organizações Locais.

Site oficial

Além do Guia, o evento na Feiraço serviu também para o lançamento do site oficial da Rota do Mutum. Disponível em www.rotadomutum.com.br o espaço reúne informações detalhadas sobre os atrativos, roteiros personalizados, contatos para agendamento e uma galeria com fotos das experiências. A plataforma também oferece acesso gratuito à versão digital do guia turístico, que pode ser baixado em PDF. Segundo Ana Cleide, o site é um espaço interativo, pensado para orientar o visitante e incentivar o turismo responsável e afetivo na região de Ipaba. Navegar pelo site é o primeiro passo para planejar um passeio inesquecível, com o charme e a hospitalidade mineira como protagonistas.

Para agendar sua visita ou fazer sua reserva para a excursão do próximo sábado dia 12,  entre em contato com a Ana Cleide, através do WhatsApp (31) 9879-3061.