Ativo 3

Salão do Livro do Vale do Aço faz homenagem a Ziraldo

Marcado para o período de 23 a 28 deste mês, no Centro Cultural Usiminas, no Shopping do Vale, a 14ª edição do Salão do Livro do Vale do Aço homenageia, este ano, o escritor e cartunista Ziraldo. Natural de Caratinga, o criador do célebre personagem Menino Maluquinho, completou 90 anos em 2022.

Além das homenagens, o evento tem por objetivo promover o hábito da leitura com atividades totalmente gratuitas, como espetáculos teatrais e musicais, oficinas, contação de histórias, feira de livros, lançamentos de livros, formação para educadores e duas exposições em homenagem. A programação completa está no site www.salaodolivrovaledoaco.com.br. Contatos e informações para agendamento escolar através do WhatsApp pelo telefone 31984373330. (Disponibilidade de Intérprete de Libras com agendamento prévio). Siga nas redes sociais – Facebook: @salaodolivroipatinga | Instagram: @salaodolivrova

Ziraldo é um dos escritores mais relevantes de nossa cultura, com uma infinidade de obras literárias que inspiraram o teatro, o cinema e as artes plásticas. Em parceria com o Instituto Ziraldo, os visitantes do 14° Salão do Livro Vale do Aço terão a oportunidade de desbravar a obra literária o cartunista na exposição Através do Z, que será montada na Galeria Hideo Kobayashi do Centro Cultural Usiminas. A mostra promete ser uma experiência sensorial focada no objeto livro e no leitor, trazendo a força da palavra escrita e da imagem, marcas registradas de Ziraldo há mais de 5 décadas.

Outra homenagem prestada ao escritor de Caratinga será a instalação Ziraldolândia no Foyer do Teatro do Centro Cultural Usiminas. Composta por 60 desenhos e caricaturas inspiradas no Ziraldo, produzidas por cartunistas e ilustradores de todo Brasil que fazem parte da CartuMinas, grupo criado para engajar e dar visibilidade aos trabalhos realizados pelos cartunistas mineiros e prestar homenagens a grandes nomes nacionais.

Agendamento escolar

Estudantes e educadores das escolas do Vale do Aço vão poder viajar pela obra de Ziraldo da plateia dos espetáculos teatrais inspirados nos sucessos do autor, como parte da programação de agendamento escolar. O grupo Casa Laboratório apresenta ?Uma Professora Muito Maluquinha?, de 24 a 26 de maio, em sessões às 9h, às 10h20 e às 14h40, no Teatro do Centro Cultural Usiminas.

Na Tenda Literária, no Jardim Interno do Centro Cultural Usiminas, a programação para escolas vai contar com a apresentação Maracatu Brincante, do Grupo Farroupilha ? Claudiane Dias e Dani Dornelas, no dia 24 de maio. O grupo DaMa Espaço Cultural leva Lua e as Estrelas, espetáculo musical inspirado nos livros de Ziraldo O menino da Lua e Menina das estrelas, para a tenda literária, no dia 25 de maio. Já no dia 26 de maio, os contadores de histórias Sandra Lane e Vilmar de Oliveira apresentam Ziraldo, o menino de mil ideias

Feira de Livros

Os amantes da literatura e dos livros podem esperar por mais uma Feira de Livros composta pelas principais editoras e distribuidoras de Minas Gerais. Este ano, a Feira ganhou mais espaço, ocupando o Jardim Externo do Centro Cultural Usiminas com 19 estandes, palcos para lançamentos de livros, contações de histórias e apresentações musicais. Quem passar pela Feira poderá participar também do cineminha literário, de intervenções artísticas e saraus.

Para incentivar o hábito da leitura, criando novos leitores, mais uma vez teremos o Vale-livro, que será distribuído, em parceria com secretarias municipais de educação e empresas locais, para alunos de escolas públicas que visitam a Feira de Livros e podem sair do evento comprando pelo menos um título literário.