Ativo 3

Timóteo promove Turismo Pedagógico com as escolas municipais

Com a presença de dezenas de alunos do 5º ano do ensino fundamental, a rede municipal de ensino de Timóteo realizou nesta semana do Projeto Turismo Pedagógico, As visitas, que acontecem no horário de aula dos estudantes, tem por objetivo valorizar a atividade turística e a preservação do patrimônio histórico, cultural e de recursos naturais. Lançado em fevereiro, o “Turismo Pedagógico”, na atual etapa, pretende levar os estudantes para conhecerem os principais marcos turísticos da cidade, possibilitando o conhecimento da história, dos monumentos, das riquezas naturais e da cultura da cidade.

Desde segunda, terminando nesta sexta-feira, os alunos visitaram a Igreja São José Operário (Centro Norte) e a Praça 1º de Maio; a Escola Municipal Ana Moura e o Pico Ana Moura; a Fundação Aperam Acesita (Museu); Escola Estadual Getúlio Vargas; Igreja Matriz de São José (Timirim); Praça do Coliseu (Espaço Dama); Casa da Memória, Praça 29 de Abril e Igreja Matriz de São Sebastião; Forno Hoffman; e Portal do Parque Estadual do Rio Doce (Macuco). Ao todo, nove escolas foram contempladas com o projeto: Ana Moura, Professora Maria Aparecida Martins Prado (MAMP), José Moreira Bowen, Joaquim Ferreira de Souza, Limoeiro, Novo Tempo, Angelina Alves de Carvalho, Virgínia de Souza Reis e Clarindo Carlos Miranda.

As atrizes contam a história de Timóteo de forma teatralizada. Com muita música e interação com os alunos, lendas, causos e fatos históricos compõe uma narrativa encantadora para as infâncias. A intervenção itinerante segue por pontos turísticos e termina em grande estilo com um espetáculo de contação de histórias que acontece no DaMa Espaço Cultural, um importante equipamento artístico alternativo da cidade de Timóteo.

“Terras timotenses”
A visitação dos alunos tem um contorno especial com a apresentação da intervenção artística “Terras timotenses” produzida pelas atrizes Daniela Alves e Mari Antonaci, que recepcionam os alunos na Fundação Aperam Acesita ao som de tambores e conduzem a excursão aos demais pontos turísticos com várias atividades lúdicas. Na intervenção são explicados os conceitos como patrimônio histórico e cultural, bens materiais e imateriais, tombamento e preservação dos recursos naturais.

O projeto
O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura, e conta com o apoio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer. Além da excursão para visitação dos bens patrimoniais do município, os alunos recebem uma cartilha explicativa sobre turismo, a estrutura para recepção dos turistas em Timóteo, os monumentos e eventos culturais e pontos turísticos da cidade. O projeto contribui para o desenvolvimento do turismo sustentável, proporcionando lazer e entretenimento para a população local e visitantes.