Ativo 3

BDMG lança edital do programa LAB Cultural

O BDMG Cultural Vale – equipamento do Circuito Liberdade, complexo cultural gerido pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais – lançou edital do programa de residência artística LAB Cultural 2023. A seleção contempla diversas áreas das atividades artísticas: artes visuais, música, experimentação sonora, escrita, artes cênicas, dança, expressões corporais, saberes e fazeres populares, entre outras. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até 2 de julho, gratuitamente, pelo site do BDMG Cultural.

O LAB Cultural é um programa de residência artística iniciado em 2020 de modo online, que continua nesse formato mesmo após o fim da emergência sanitária da Covid-19. Partindo da necessidade de reinvenção das artes durante esse período, o programa se propõe a repensar os espaços artísticos, tempo e formas de comunicação. Desde então, o programa tem criado no ambiente digital um espaço para trocas e atravessamentos de práticas artísticas, produzindo conhecimento de forma colaborativa e horizontal entre artistas residentes e profissionais de diversas áreas do saber.

Durante o desenvolvimento do LAB Cultural, as pesquisas e processos artísticos serão compartilhados na plataforma bdmgcultural.mg.gov.br/lab para ampliar as possibilidades de reflexão e diálogo dos artistas residentes com a sociedade. Na plataforma, é possível conhecer os trabalhos de todos os artistas que participaram do programa em edições anteriores.

Bolsas de pesquisas
Serão selecionados 20 artistas residentes em Minas Gerais que se manifestem por meio das artes visuais, cênicas, escrita, música, dança, expressões corporais, dentre outras, ou ainda que queiram compartilhar práticas e saberes de sua comunidade. As pessoas selecionadas terão quatro meses para pesquisa, recebendo a bolsa total de R$ 6 mil, dividida pelo período de duração do programa. Nesta edição, os artistas selecionados terão a oportunidade de desenvolver suas pesquisas com o acompanhamento de profissionais experientes e atuantes no desenvolvimento de projetos artísticos: a atriz, cantora e pesquisadora Júlia Tizumba; o diretor, roteirista, curador e educador Ewerton Belico; a artista e professora Glicéria Tupinambá; e o ator, produtor e iluminador Nando Zambia.

Serviço
Inscrições para o LAB Cultural 2023
Período: até 2 de julho
Onde: site bdmgcultural.mg.gov.br