Num futuro próximo, os passageiros do Vale do Aço poderão contar com novos horários diários no trem da Vale para Belo Horizonte, e também para Vitória, nos dois sentidos. A proposta faz parte de uma lista de sugestões, feitas à ANTT durante as audiências públicas realizadas na região para discutir a proposta de antecipação da concessão da ferrovia Vitória-Minas.
O documento sugere que, regularmente, seja implantado um horário noturno e que no período de férias escolares e feriados prolongados o número de viagens diárias chegue a três. O texto prevê ainda melhorias na infraestrutura nas estações ao longo da ferrovia de forma que atenda a todos os usuários satisfatoriamente, e também no serviços no interior das composições.
Atualmente, o Vale do Aço conta apenas um horário diário de trem para Belo Horizonte, partindo de Ipatinga às 15h e de Timóteo às 15h30 e outro para Vitória, que passa por Timóteo às 11h30 e em Ipatinga às 12h. O trem ainda tem paradas em Periquito, Naque, Cachoeira Escura, distrito de Belo Oriente, Ipaba de Paraíso e Antônio Dias